Morbid Death
Info
Estilo: Thrash/Gothic metal
Formada em: 1990
Localização: S. Miguel
Ativa ?
Visualizações: 9642
contact:
Site: www.myspace.com/morbiddeathband
Membros
Voz/baixo: Ricardo Santos
Guitarra: Paulo Bettencourt
Guitarra: Rui Frias
Bateria: Gualter Couto
Bio
No tempo em que reinava o LP, Demo-tapes, fanzines e flyers em papel, eis que surge em 1990, uma banda de Thrash/Gothic Metal, nos Açores.
Ricardo Santos e Dinis Costa, após terem tido a experiência como \'roadies\' da banda Hard\'n\'Heavy ‘ Wrek-Age’, decidiram formar o seu próprio projecto. Ricardo desempenharia as funções de vocalista/baixista e o Dinis, de guitarrista. Ainda sem o line-up composto e sem qualquer experiência como músicos, escolheram o nome de \'Mortuary\', para o projecto. Acontece que, ao descobrirem que já existiria uma banda com o mesmo nome, decidem mudar para \'Asphyx\'. Novamente, alteraram o nome pela mesma razão. Contudo isso, os ensaios já estava a decorrer e o primeiro tema a ser composto foi em homenagem ao primeiro nome que adoptaram - Mortuary!
Veríssimo Pereira, mais conhecido por \'Miguelito\' e figura carismática entre os metalheads locais, foi convidado para desempenhar as funções de 2º guitarrista, trazendo consigo um nome como sugestão para o projecto. Morbid Death!
A 31 de Agosto de 1991, a banda faz a sua primeira aparição ao vivo, na freguesia de Achadinha, Nordeste, a convite dos \'Wrek-Age\', mas com Pedro Vale (ex-Passos Pesados), como baterista convidado.
A procura de baterista estava praticamente no fim porque o Pedro Rodrigues aceitou o convite.
Com o line-up composto e muita vontade de trabalhar, os Morbid Death concorrem ao Açores Pop-Rock \'92, no Coliseu Micaelense. De entre 22 projectos musicais participantes, a banda é seleccionada para a final do concurso.
A banda já tinha vencido, apesar de terem ficado em 3º lugar porque o lugar que poderiam ocupar seria irrelevante. A partir daí, os Morbid Death decidiram entrar em estúdio para gravação da sua primeira demo-tape, em 1993. Com esta demo-tape, intitulada \'Nomad\', os Morbid Death conseguiram excelentes críticas vindas de várias partes do mundo.
Os convites para actuações não paravam de chegar e cada vez mais, a vontade de compor temas novos era notório.
Em 1995, a banda faz a sua primeira actuação no continente português. Foi no saudoso bar \'Johnny Guitar\', ex-propriedade de Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés. Esta actuação ficou registada em áudio e seria mais tarde editada como \'Shameless Faith, 2ª demo-tape dos Morbid Death. E as críticas continuavam a ser positivas!
\'Echoes of Solitude\', primeira longa-duração, em formato CD, seria como o \'virar de uma página\' no meio musical açoriano. Pela primeira vez, uma banda açoriana de Heavy Metal conseguiria um contrato discográfico com uma editora nacional. A Independent Records apostou neste projecto e conseguiu resultados bastante significativos. Novamente, os Morbid Death voltariam ao continente português para uma Mini-Tour de promoção ao álbum.
A banda continuaria a sua \'epopeia\' com diversas actuações, pelas Ilhas dos Açores, angariando uma legião de fãs.
Considerado por muitos, como melhor álbum da carreira dos Morbid Death, em 2002 é editado \'Secrets\' sob o selo da Recital Records. Novamente, as críticas foram excelentes e em parceria com a CD-Maximum, editora russa, foi editado para os Países de Leste, uma edição limitada russa.
Após o bom desempenho da banda com o álbum \'Secrets\', a banda volta novamente para o estúdio e regista \'Unlocked\', terceiro álbum de originais, também sob o selo da Recital Records. Estávamos no ano de 2004.
Em 2005, seria concretizado um sonho já antigo dos Morbid Death...
A captação de imagem e som de um concerto, dos mesmos para posterior edição em DVD! Foi aquando do 15º aniversário deste projecto, que com um line-up completamente diferente do original, mostraram a sua \'Mórbida Visão da Morte\'. A \'hostilidade\' teve lugar no Coliseu Micaelense que por coincidência ou não, foi onde os Morbid Death praticamente iniciaram a sua carreira.
Três anos volvidos, finalmente a banda edita a 31 de Outubro de 2008 como \'edição de autor\', \'Spinal Factor: Maintaining aLIVE\'-DVD.
E a \'epopeia\' continua...
Actual Line-up:
Ricardo Santos - Vocalista/baixista
Paulo Bettencourt - Guitarrista
Rui Frias - Guitarrista
Gualter Couto - Baterista
Ex-Membros (former members):
Dinis Costa - Guitarrista
Veríssimo Pereira \'Miguelito\' - Guitarrista
Pedro Guerreiro - Teclista
Pedro Rodrigues - Baterista
Ruben Correia - Guitarrista
Pedro Andrade - Baterista
www.myspace.com/morbiddeathband