Hiffen

Info

Estilo: Rock Alternativo
Formada em: 1996
Localização: S. Miguel
Ativa ?
Visualizações: 5453
contact: Rui Sousa: +351 919463464 ruisousa_hiffen@sapo.pt
Site: www.myspace.com/hiffen

Membros

Mário Tavares - Bateria Nuno Pereira - Baixo Lizardo Melo - Guitarra Ritmo Renato Medeiros - Guitarra Solo Rui Sousa – Teclados Catarina Medeiros – Voz

Bio

Decorria o ano de 1996 quando Lizardo Melo (um dos actuais guitarristas), Mário Tavares (actual baterista), Nuno Pereira (actual baixista) e Marco Couto (ex-guitarrista) se juntaram para formar um grupo musical. Chamados inicialmente de “Angel Minds”, após a entrada de Hugo Sousa (ex-vocalista) a banda passou a denominar-se Hiffen, nome que mantém até hoje. O significado deste título é a união entre os seus membros, dado que os fundadores mantinham uma forte amizade desde crianças.

Com um típico rock português, os Hiffen deram os seus primeiros passos a 10 de Junho de 1998, com uma actuação no já extinto Festival Giestas Rock. No mesmo ano, a banda iniciou a gravação daquele que poderia vir a ser o seu primeiro álbum, isto porque devido à pouca experiência decidiram não lançar o trabalho. Desde então, o agrupamento musical limitou-se a ensaiar, com o objectivo de melhorar os seus dotes musicais e só a 20 de Janeiro de 2001 voltou aos palcos no Cais da Sardinha. Nessa altura, com menos dois elementos (Marco Couto e Hugo Sousa), tendo ficado a voz, assim como a guitarra, a cargo de Lizardo Melo.

Após este concerto, a banda convidou Renato Medeiros (actual guitarrista solo) para se integrar na sua formação. Para maior fortalecimento da banda a nível de vozes, Catarina Medeiros (actual vocalista) passou a ser mais um elemento, juntando-se a Andreia Almeida (ex-vocalista), que por sua vez também abandonou a banda em Novembro de 2001, ficando a penas uma vocalista.

Em Agosto de 2002, os Hiffen decidiram que eram necessários sintetizadores, convidando Rui Sousa (actual teclista) para a sua formação. A partir dessa época, a banda começou a trabalhar os arranjos musicais, até ao dia em que Andrea Furtado chegou para acompanhar a vocalista em back vocals. Altura em que os Hiffen concorreram ao Festival Angra rock 2003, do qual saíram vencedores da qual no mesmo mês em Setembro abriram os Britânicos Paradise lost e Killing Miranda. Começaram então, a ter mais reconhecimento por parte das autoridades locais e conseguiram várias actuações tais como, um Unplugged na Casa da Cultura de Ponta Delgada com o apoio do ANIMA e no Campo de São Francisco, em Ponta Delgada.

No início de 2004, os Hiffen iniciaram os seus trabalhos em estúdio, os quais apenas terminaram no dia 7 de Abril de 2005. Em Agosto de 2005 a banda abre o concerto dos portugueses “In Solitude” em Ponta Delgada. Em Dezembro de 2005, a banda participa no natal dos hospitais. Passado 2 meses Andrea Furtado abandona a banda por motivos de saúde. Em 21 de Abril de 2006, a banda festeja o seu 10º aniversário integrado no Festival Coliseu Anima Rock 2006. No mês seguinte os Hiffen são convidados a participar numa feira de música no Parque Atlântico, organizada pela Disrego, onde tocaram em formato Unplugeed. Depois de um verão repleto de concertos, os Hiffen foram a banda de Rock/Alternativo Micaelense que realizou mais concertos no verão 2006 em S.Miguel. Em Novembro de 2006, surge o interesse por parte de uma editora portuguesa em promover e distribuir o álbum “Crashing”.
Em Dezembro de 2006 a banda participa no natal dos hospitais, e assina com a editora NO! Records. De momento, a banda dedica-se à composição de novos temas, que sairão no próximo álbum e de um Clip Musical.

A banda iniciou o ano de 2007 sendo nomeada para a Gala Açores Musica 2006, e de seguida com um concerto comemorativo do 25 Abril, a realizar nas Portas da Cidade, em Ponta Delgada, que conta com o apoio da Câmara Municipal da cidade através do Programa ANIMA e pela Comissão Promotora das Comemorações do 25 Abril. Em Maio, a banda actua no festival Roque Fest 2007 abrindo o concerto dos “The Symphony X”. A banda já participou em alguns programas televisivos, tais como Natal dos Hospitais, Café Central, Bom Dia Açores etc…

Em 2008 a banda inicia a “Hiffen Tour #08”, ou seja, uma Touneé de nove concertos de promoção do seu álbum, sendo alguns realizados em formato acústico “Unplugged”, que teve boa aceitação pelo público ouvinte. Dia 26 de Agosto os Hiffen tocaram em directo na rádio Atlântida em formato acústico. Recentemente os Hiffen foram convidados a participar na Festa do Avante 2008. Foi um concerto memorável na Festa do Avante 2008, actuando para mais de 5000 mil pessoas, onde a banda impressionou o publico presente com as suas músicas “Made in Açores”. A banda teve, criticas positivas, esgotando as vendas dos cds que sobraram do 1º Edição do álbum.
A banda de momento está em composição de novos temas, e em preparação dos temas que irão fazer parte do seu segundo álbum.
Comentarios