Resposta Simples
Info
Estilo: Punk Rock
Formada em: 2003
Localização: Terceira
Ativa ?
Visualizações: 1658
contact: E-mail: respostasimples@hotmail.com
Site: http://www.respostasimples.net
Membros
Voz/guitarra: Paulo Lemos
Bateria: João Tiago
Baixo: João Pedro
Bio
Os Resposta Simples surgem nos Açores, Ilha Terceira, em inícios do ano de 2003, como a primeira banda punk hardcore do arquipélago. Eram formados inicialmente por Paulo Lemos na voz e baixo, João Tiago na bateria e João Pedro na guitarra rítmica.
Depois de muito ensaio, o seu primeiro concerto haveria de acontecer no concurso “Angra Rock 2003”, surgindo desta forma as primeiras críticas positivas na revisão do concurso e no jornal local, o qual se referiu à banda como a que “teve mais presença em palco” e a que possuía, a nível sonoro, “um Punk Rock muito potente”.
Pouco tempo depois, os Resposta Simples haveriam de ser convidados a tocar num conceituado bar da cidade, onde deixariam novamente uma boa impressão ao público e uma positiva crítica no jornal local, que foi uma mais valia ao grupo, deixando transparecer uma imagem muito positiva ao público em geral. Pouco tempo depois, PP haveria de se juntar à banda, tocando guitarra solo, o que viria certamente a fazer com que o som da banda ficasse mais coeso.
Seguiram-se assim vários concertos e, pouco tempo depois, o projecto não pôde continuar com a mesma força que anteriormente, devido ao baterista e guitarrista solo abandonarem os Açores para irem estudar para a Universidade, em Portugal continental. Contudo, isto não significou o abrandamento e falta de vontade da banda, acabando a mesma por gravar a sua primeira maqueta no estúdio “Burning Desire”, em Bombarral. Ali foram produzidas cinco faixas, a 13 de Dezembro de 2003, por João “Buga. Seguindo os tempos e tradição da velha guarda, a demo foi editada em formato cassete e foi assim distribuída a nível nacional, através de distros como a Rastilho, Ataque Sonoro e Anti-Corpos. Esta edição de autor valeu ao conjunto uma crítica muito positiva no jornal musical “Blitz”, na secção das maquetas, o que lhe valeu o contacto de várias rádios. Após isto, os próprios Resposta Simples trataram de contactar várias rádios nacionais, para a promoção da sua música. De forma a perseverar a sua divulgação, a banda lança o seu site na Internet tendo disponível para download a sua maqueta que viria ultrapassar os 400 downloads e que, deste 25 de Abril de 2004, contou com um total de mais de 3000 visitantes. Embora esteja de momento em construção, é possível consulta-lo em www.respostasimples.net.
Por esta altura, devido a restrições de tempo, ocorre a saída de João Pedro, ficando a banda reduzida novamente a um trio.
Os Resposta Simples continuaram sempre a lutar contra a insularidade, que lhes era inevitavelmente imposta, e trataram de fundar a sua própria editora, a Impulso Produções, e de organizar um evento alternativo na sua terra, o \"Festival Acção Directa\", que se realizou no Verão de 2004. Este destacou-se pelo facto de ser o primeiro festival punk dos Açores e por contar com a presença dos míticos Mata-Ratos, sendo esta a ser a primeira vez que viriam aos Açores! O festival foi um sucesso e repetiu-se novamente este ano, tendo os Resposta Simples partilhado o palco com bandas nacionais como os Freedoom, Pointing Finger, Get Lost e Fitacola.
Pouco tempo depois haveriam de ser reconhecida pelo site Musica Total (www.musicatotal.net) como banda \"Novo Talento\", o que lhe viria dar mais notoriedade. Por esta altura, já todos os seus elementos encontravam-se a residir no continente português, quebrando assim o factor insular e abrindo desta forma mais perspectivas e oportunidades a nível musical. Assim, os Resposta Simples haveriam de entrar em estúdio em Dezembro de 2004 e de editar pela Impulso Produções o seu primeiro EP, o \"Teatro da Vida\". Este foi gravado nos estúdios Soundchemistry, em Coimbra.
Devido a factores pessoais, PP haveria de abandonar o projecto, passando Paulo Lemos para a guitarra e voz e regressando João Pedro, anteriormente o primeiro guitarrista da banda, para a guitarra baixo.
Em Julho de 2005, é realizado o seu primeiro concerto em Portugal continental, organizado pela Impulso, no reputado espaço “Via Latina”. A banda foi bem recebida pelo público continental e entram assim poucos dias depois novamente no estúdio Soundchemistry, para a gravação do terceiro registo. Este resulta no EP “Revolução Pessoal”, contando com um total de 4 novas faixas. Além deste concerto, várias foram já as vezes que actuaram no continente português, incluindo uma actuação no Hardclub, em Gaia, e outra no Lótus Bar, em Cascais.
Os Resposta Simples irão entrar em nos estúdios “Restart”, no início de Fevereiro de 2006, para a gravação do seu primeiro álbum, que contará com um total de 11 faixas, Ali, será também gravado o videoclip para o seu single (ainda não escolhido). A produção estará a cargo de Francisco (produtor de “Naked Mental Violence”, Simbiose”).