2008-12-07
Intervistado:
Fonte ou autor: J.F.A.

A chama está mais acesa que nunca

“Spinal Factor-Maintaining aLIVE” é o título do DVD de estreia dos micaelenses, Morbid Death. A banda lançou o trabalho na noite de halloween, uma verdadeira assombração de heavy metal.


Faz precisamente nove meses que falamos da edição deste DVD. Parece ter sido um "parto" difícil!?

É verdade! Quando registámos o concerto a 3 de Agosto de 2005, nunca nos tinha passado pela cabeça que iríamos levar imenso tempo para o editar.

O que é que correu mal?

Houve uma excelente proposta de uma editora nacional, mas não passou disso mesmo. O pior é que \'empataram-nos\' cerca de um ano! Podíamos ter desistido mais cedo da proposta, mas não o fizemos porque acreditávamos que iria em frente. Neste ramo - entenda-se musical - há que \'agarrar\' as poucas oportunidades que aparecem. Tivemos imensa paciência com essa editora, mas tudo tem os seus limites e decidimos que seria melhor estarmos sós do que mal acompanhados.

Inicialmente, estava prevista uma edição brasileira deste registo. Em que ficou essa intenção?

Não passou disso mesmo, uma intenção! Quando fomos informados, em concreto em que consistia a proposta, recusamos por ser muito ridícula! Mais uma vez, antes sós do que mal acompanhados!

Assim sendo, optaram por uma edição de autor!?

Exactamente! Podíamos ter editado o DVD \'Spinal Factor-Maintaining aLIVE\' mais cedo, só que a banda não tinha qualquer meio para o fazer. Passados alguns meses, foi possível reiniciar todo o processo e aí está o DVD.

Existe alguma alteração no que respeita ao DVD, quer em vídeo quer em áudio?

Sim! Aliás, podemos considerar que todo este atraso na edição do DVD, teve o seu lado positivo. O César Macedo, responsável por toda a montagem vídeo, teve tempo suficiente para fazer alterações. Ele esteve sempre muito empenhado neste DVD. Penso que ele fez um excelente trabalho, não fosse ele um excelente profissional. É de salientar, que este tipo de gravação - DVD ao vivo - foi o seu primeiro. Ele foi o \'quinto\' elemento dos Morbid Death porque conseguiu assimilar tudo o que pretendíamos.

Quanto ao áudio, o responsável foi o Eduardo Botelho. Ele sempre trabalhou com a banda, e portanto ele conhece na íntegra, o nosso som. De resto, já obtivemos excelentes críticas, em relação ao som. Em geral, penso que conseguimos reunir excelentes profissionais e obtivemos, na minha modesta opinião, um resultado muito interessante.

Onde podem encontrar este trabalho à venda?

Através do nosso myspace (www.myspace.com/morbiddeathband) e também em http://metaldistro.pt.vu/ (Thrash Publishing). Por enquanto, são estes os sítios disponíveis. Estamos no processo de promoção do trabalho e poderão surgir novos pontos de distribuição. É uma possibilidade...

Surpreendeu-vos ver o bar "Baía dos Anjos" completamente cheio para vos ver?

Surpreende sempre, quando as pessoas correspondem ao chamado! Ao longo destes 18 anos de existência é, e sempre será de louvar, todo o carinho que as pessoas dão a este projecto. É inexplicável...

Em que processo está a composição para o novo álbum de originais?

Aquando da reentrada do Rui Frias, no princípio do ano, estávamos a compôr novos temas. Depois começou a época dos concertos e tivemos que interromper todo o processo de composição. Neste momento, a banda não dará mais concertos até ao final do ano, vamos reiniciar o processo de composição e promover ao máximo o nosso DVD.

Comentarios