2006-09-24
Intervistado: Hugo Vasconcelos
Fonte ou autor: Metalicidio.com
Summoned Hell
Entrevistado: Hugo Vasconcelos (voz)
Entrevistador: João Arruda
Metalicidio - Fala-nos um pouco dos Summoned Hell
Hugo Vasconcelos - Bem, o projecto “Summoned Hell” deu inicio em 24 de Julho de 2004 tendo como componentes – Maria Cabral – Voz feminina ; Nelson Félix – Guitarra ; Hugo Almeida – Guitarra ; Hugo Vasconcelos – Voz ; Paulo Sérgio – Baixo ; Stephan Kobiakin - Teclas ; Nuno Pereira – Bateria , tendo perdido Nuno e Maria por razões adjacentes á banda e á vida pessoal desses membros, encontrando-se agora com elementos novos e prometedores!
Com estilo musical comummente designado por “Heavy Melodic Black Metal”.
Metalicidio - Curiosamente (ou não), os Summoned Hell são uma das apenas duas bandas de black metal nos Açores. Como vês o panorama do black metal, em especifico, por cá? Sentes que há algum tipo de preconceito por parte do público ou mesmo das outras bandas quanto ao black metal?
Hugo Vasconcelos - Pessoalmente creio que o nosso estilo de música não se aproxime assim tanto de black metal como a maioria das pessoas acham ( pelo menos, não do tipo de black metal que costumo ouvir), com a excepção da voz. Arrisco ainda afirmar que o nosso estilo de música tem como fundamento o Heavy metal ( tendo conhecimento que muitas bandas de black tem também como suporte o estilo característico de Heavy metal ) e melodias suaves!
Quanto ao panorama de Black Metal por cá, mostra grandes tendências para se desenvolver.
O publico apreciador é crescente e cada vez mais se mostra disposto a desfrutar de um bom concerto!
Metalicidio - E quanto ao metal em geral?
Hugo Vasconcelos - O publico apreciador continua a ser crescente e mais disposto a desfrutar de um bom concerto! As iniciativas de apoio a este tipo de musica cada vez se tornam mais evidentes.
Metalicidio - Aproveito para perguntar, obviamente, o que acham dos vossos colegas (dado tocarem o mesmo estilo de música) Zymosis?
Hugo Vasconcelos - Continuo a crer não estarmos totalmente enquadrados nessa divisão, mas aprecio o seu trabalho!
Metalicidio - Algumas criticas têm sido feitas à vossa banda, a ti especificamente, apontando a semelhança a Cradle of Filth. O que tens a dizer sobre isso?
Hugo Vasconcelos - … Muita coisa. Mas antes de qualquer declaração sinto a obrigação de dizer que todas as criticas construtivas ( negativas ou positivas ) foram bem aceites.
Algo característico nessas criticas é a constante afirmação que:
O nosso estilo de música é facilmente comparável ao som da entidade “COF”, a isto respondo apenas que se eu estivesse calado numa gravação áudio da banda, ninguém iria afirmar tal atrocidade ( á custa da falta de melhores palavras ) dado que eu próprio também ouço “COF” e pelo menos a mim, não chega nem lá perto, nem o estilo de musica, nem o tipo de composição.
A voz: A voz é de black metal, sendo conhecida de “COF”, de “Children of Bodom” e de outras, por isso não creio haver possível plágio ai dado que a voz que cada um usa e consegue fabricar deve ser respeitada desde que encaixe no estilo de musica ( mas isso é apenas o meu ponto de vista).
Quanto ao visual, creio muito sinceramente que muitas bandas têm um visual convergente á ideologia (dark / bondage / etc ) para alem de “COF”(como “Dimmu Borgir” entre outras, algumas mais conhecidas, outras menos…).
A presença em palco! Bem, isso tem muito que se lhe diga a seu respeito!
Antes de mais começo por apresentar factos :
Eu falo inglês desde muito novo pois tenho primos e amigos da Grã Bretanha (dai o dito cujo sotaque british )
O meu vocabulário em inglês é de longe mais extenso que o meu vocabulário português ( algo facilmente comprovado pelas minhas pautas de notas ao longo dos anos, mas isso é história para outro dia) logo, evidentemente que me sinto mais á vontade em palco a comunicar em inglês do que em português!
Além disso relembro que o inglês é a língua mais falada e considerada a “linguagem universal”!
E finalmente, reconheço que estamos em S. Miguel e á custa disso eu deveria comunicar em português com a audiência. Ora bem, para começar um concerto não se trata apenas de apresentar temas ( pelo menos não para nós! ), um concerto é uma apresentação cuidada de temas e acima de tudo é um espectáculo! Dai a comunicação com a audiência, dai muitas das coisas vistas em “Summoned Hell” quando estão em palco, porque se nós gostamos do que fazemos ( sendo esta a razão principal da formação e continuação da banda ) e as minhas desculpas a quem crer ser semelhante a “COF”, pois eu que muito gosto de Black metal ( entre outros estilos de música ) já vi muito concerto, muita encenação por parte de muitas bandas e muitas têm alguma coisa em comum ( mas isto aplicasse a muitas bandas de muitos estilos, não somente ás de black ).
Creio que muita gente “olhou mas não viu” e como a entidade “COF” é das mais conhecidas nesse ramo, foi seleccionada para servir de fundamento a tais criticas.
Apesar de ter respondido até agora a quase todas as criticas com fundamento restam algumas mais desfavorecidas de razão… Já que é conhecido um tema da entidade “COF” que é suspeito de servir de base a um tema nosso (“Summoned Hell”) peço veementemente que quem o encontrou o coloque aqui no portal para qualquer pessoa poder ouvir (inclusive eu que gosto muito de “COF” ) porque eu que já ouvi todos os álbuns, nunca tal ouvi e gostava muito de ter acesso a isto.
Se me baseei em “COF” para a minha imagem, errado… “Eduardo Mãos de Tesoura”…E o cabelo foi uma adaptação pessoal do que vi no vocalista de “Carcass”.
O que apenas resta de criticas é a afirmação do plágio de no decorrer no concerto ser dito por mim “I can’t fucking hear you!”…
A quem a lançou, que experimente ver na Internet ( 8ª maravilha do mundo!) concertos ao vivo e a cores de várias bandas de metal… Creio que vais perceber que é algo que pura e simplesmente acontece quando o frontman em palco se encontra num estado leve de catarse ( também á falta de melhor recurso estilístico ) devido á excelente reacção de todo o auditório.
Em caso de duvida visitem http://summonedhell.hollosite.com onde serão respondidos em caso de esta breve declaração se tornar pessoal e ofensiva ( que não é o caso…).
Metalicidio - Quais são os planos de Summoned Hell para um futuro próximo?
Hugo Vasconcelos - Continuar o trabalho em temas novos, gravar em estúdio, dar mais uns concertos, e conviver como de costume !
Metalicidio - E no que se refere ao longo prazo, quais as vossas expectativas?
Hugo Vasconcelos - Ninguém tem planos a longo prazo para a banda mas enquanto todos nós nos dermos bem e enquanto todos nós gostarmos de tocar e do que fazemos, a banda vai continuar no activo.
Metalicidio - Para vocês, membros da banda, o black metal é “apenas” a música ou trata-se do vosso lifestyle.
Hugo Vasconcelos - Como já referi mais acima, a única vertente de black metal puro na entidade “Summoned Hell” é do meu oficio, e o estilo de vida… Bem este em geral na banda converge mais para rock n’ roll (mais do que isso não posso dizer).
Metalicidio - Não resisto fazer esta pergunta a uma banda de black metal, dá-me sempre um gozo tremendo: relação entre black metal e satanismo?
Hugo Vasconcelos - Inexistente acho eu ( mas juntas, para além de um estereotipo, torna-se numa imagem realmente agradável ).
Metalicidio - Quais as bandas (regionais, nacionais e internacionais) que mais vos influenciam?
Hugo Vasconcelos - Nenhum dos elementos da banda se deixa seguir inteiramente pelas suas influências mas se queres saber qual das bandas achamos ser a mais parecida com o nosso estilo de musica, nisso teria de responder, “Children Of Bodom”.
Metalicidio - E no que toca a influência literárias?
Hugo Vasconcelos - Muitos autores, desde H. P. Lovecraft passando por muitos outros até Friedrich Nieztche, (eu tenho o vicio terrível de ler!), mas se interessa ( algo que creio que é importante quanto a esta pergunta ), as letras e titulo dos temas “Antichrist” e “Waisting Time” foram criados por Hugo Almeida e revistos por mim sem nenhuma alteração estrutural ( devido á minha indisponibilidade na banda na altura).
Metalicidio - Pelas vossas idades vejo que o ensino secundário deve estar chegando ao fim para muitos. A entrada de alguns dos membros da banda para o ensino superior será o fim dos Summoned Hell, como acontece com 80% das bandas açorianas?
Hugo Vasconcelos - Negativo! Encontramos um sistema que nos permite trabalhar na eventualidade de alguém abandonar o território ou ter pouco tempo disponível!
Metalicidio - Tornando esta entrevista um pouco mais técnica: praticas algum tipo de treino para a voz e/ou aquecimento vocal? Deduzo que não seja fácil fazer guturalizações tão agudas quase diariamente.
Hugo Vasconcelos - Esta voz é usada quase diariamente (havendo dias melhores e dias piores), e aquecimentos são apenas necessários se não estiver em condições 15 minutos antes do concerto ( algo que felizmente só aconteceu uma vez!).
Metalicidio - Que tipo de formação musical possuem os vários elementos da banda?
Hugo Vasconcelos - O único elemento na banda que possui formação musical é o Stephan Kobiakin que esteve no Conservatório de Ponta Delgada durante alguns anos, mencionando também que ambos os seus pais possuem formação musical.
Todos os outros elementos da banda são completamente autodidactas.
Metalicidio - Bom, esgotaram-se-me as perguntas. Só mesmo para finalizar, um pequeno comentário ao Metalicidio, ao fórum enquanto espaço de debate, ao trabalho que lá tem sido feito, etc.
Hugo Vasconcelos - Creio piamente que falo por todos os utilizadores do espaço Metalicidio.com que o site está fenomenal, mostrando grandes melhoras, e é , meu ver, um excelente ponto de encontro para quem decide discutir sobre musica! Keep up the good work!