1999-02-07
Intervistado:
Fonte ou autor: Morbid Metal Webzine
Luciferian Dementia promove registo
Os Luciferian Dementian nasceram em 1996, tendo como filosofia a lei das trevas, o sexteto conta já com diversas actuações ao vivo, sendo de destacar, a sua presença no concurso \"Novas Ondas\" realizado em Setembro de 1998. A sua prestação foi deveras positiva, pois o tema original da banda \"When the rose petal became a thorn\", foi escolhida para fazer parte de uma compilação a ser editada em CD durante este primeiro trimestre de 1999 pela editora açoriana MMmusic. A banda encontra-se actualmente a divulgar alguns temas captados ao vivo no Coliseu de Ponta Delgada aquando do referido concurso \"Novas Ondas\". Os temas originais da banda, são donos de uma postura irreverente e até mesmo chocante, o sexteto mistura a melodia dos teclados, com uma grande dose de agressividade vindo quer da restante sessão ritmica, quer das vozes. Depois de algumas alterações ocorridas durante os primeiros tempos de vida, o line-up actual responde pelo Rui Melo na voz, Miguel Peres na guitarra, Filipe Pacheco na guitarra, Rui Moreira no baixo, Pedro Melo nas teclas e Emanuel Franco na bateria.
A formação dos Luciferian Dementia ocorreu no ano de 1996, com que objectivos e influências ideológicas e musicais?
A banda surgiu com o objectivo de alcançar os nossos ideais de músicos profissionais, um sonho que já vagueia nas nossas mentes desde há muito. Formámo-nos devido ao nosso gosto em comum por Black Metal, sentimos a necessidade de sermos diferentes em algum aspecto. Também o facto dos elementos apreciarem os britânicos Cradle Of Filth ajudou a delinear o estilo base, que foi o Black. Surgimos também para fazer música que consequentemente mostre às mentalidades mais fechadas que nós açorianos conseguimos fazer boa música e isso tem se vindo a observar nos últimos anos em várias bandas açorianas.
Luciferian Dementia foi o vosso primeiro nome? E como ocorreu a escolha do mesmo?
Luceferian Dementia surgiu como um nome de um temas, mas que mais tarde passou a ser o nome da banda porque pensámos e sentimos que é a banda em si. Significa algo como obsessão luciférica não no sentido de satânica, mas no sentido de grande, desmedada, impensável, algo de nobre, mas incansável , pensamos que até possa ser uma nova versão do temível e satânico, Lucipher. Achamos que dá mais pobreza ao nome Lucipher ser usado não como sinal de duração desmedida, mas como simples argumento para classificar argumentos.
Durante os últimos três anos a banda teve diversas alterações na sua formação, que comentário têm a fazer a esse factor e durante esses três anos que trabalho a banda desenvolveu?
As alterações efectuadas no line-up, ocorreram tendo em vista o melhor desempenho da banda, pelo que na altura foi imperativo as alterações. Quanto ao trabalho que a banda tem vindo a desenvolver tem sido com o único objectivo de alcançar um mais alto nível técnico e sonoro, de modo a pormos em prática todo um rol de ideias e sentimentos.
A estreia da banda ao vivo onde se efectuou e quando?
A nossa estreia foi no apuramento para o concurso \"Rock de Garagem\", que teve lugar nas discoteca \"Opera\", no Verão de 1996.
Essa primeira apresentação ao vivo já contou com temas originais da banda?
A banda toca somente temas originais, logo a nossa apresentação ao vivo contou só com temas originais.
A banda define claramente as suas sonoridades como Black Metal puro ou com outras influências musicais?
Luciferian Dementia surge num estilo de Black Metal arrasador, onde ganha especial relevo uma melodia acompanhada por uma voz agressiva, com mudanças rápidas.
A banda segue a lei das trevas, o porquê desta definição?
Lei das trevas não tem nada a haver com rituais satânicos ou outros boatos que passam de boca em boca. A lei das trevas é saber apreciar a noite mais do que o dia, imaginar o que haverá na escuridão para além do olhar, é dar ambiente a tudo isto com música.
A vossa participação no concurso Novas Ondas, foi alvo de críticas positivas incluindo a escolha de um dos vossos temas para ser editado num CD, o que sentiram ao verem esta resposta por parte do público neste caso de um júri? Um sonho realizado?
A participação no concurso \"Novas Ondas\" foi um obstáculo ultrapassado e uma vitória. Esperemos que assim continue...
A gravação dos três temas originais ao vivo no Novas Ondas em formato de maqueta, está a atingir os objectivos delineados para a mesma?
Tendo em conta a fraca qualidade sonora que apresenta, pensamos que está a quebrar barreiras muito além daquilo que esperávamos.
Como occoreu a possibilidade da Promotion de José Andrade se associar à banda?
A banda reuniu-se e chegou à conclusão que havia necessidade de encontrar alguém experiente que soubesse de que forma a banda poderia eventualemtne alcançar voos mais altos.
Passando agora para o vosso visual, o porquê das vossas pinturas faciais?
Porque em palco sentimo-nos bem com essas pinturas faciais, é apenas um ponto de vista pessoal.
A gravação de uma cassete de demonstração com mais temas já está planeada?
Está planeada a gravação de três temas inéditos no primeiro trimestre de 1999 a cargo da MMmusic.
Entrevista por The Morbid Webzine