2005-07-31
Intervistado:
Fonte ou autor: Metalicidio

Zymosis

Formados em 2002 os Zymosis são claramente os mais dignos representantes do black metal melódico na região Açores. Tocando um Black metal com influencias de Cradle of Filth, Dimmuborgir, Emperor e Darkthrone, os Zymosis trazem já na bagagem uma maqueta gravada ao vivo “Welcome to the devil´s lair – live beside the church “ e uma demoCD intitulada Disharmonical symphony of black dimensions tal como diversos concertos um pouco por toda a ilha. O Metalicidio tentou saber um pouco mais sobre sexteto..

João Arruda – A pergunta da praxe: fala-nos um pouco sobre os Zymosis, desde as influencias à composição da banda.

Os Zymosis começam a sério a partir do momento em que SKALVIC ( Rui Arruda > decide formar um projecto com objectivos a atingir. Cerca de um ano depois e tb depois de algumas mudanças no line up o mesmo fica definido com Skalvic na guitarra, Negarutus na voz, Viktor na guitarra, Lucien no baixo, Modrus nas teclas e Medrontheus na bateria. Passado uns tempos, a banda começa a tocar ao vivo e as boas criticas começam a aparecer o que nos faz ter força e vontade até aos dias de hoje. Cada vez mais a banda tende em buscar novos sons, mas é lógico que são influênciados pelos grandes nomes do black metal, Dimmuborgir, Cradle of Filth, Emperor, Darkthrone, Grave Worm, Craft entre muitas outras.

A composição dos temas é repartida por nós todos e o mesmo acontece com as letras.

João Arruda – A palavra Zymosis tem algum significado especial?

A palavra Zymosis significa primeiro que tudo o nosso mundo ou melhor , o nosso refúgio deste mundo egoista e hipócrita. Zymosis significa uma doença mortal.

João Arruda – Acham que o black metal é hoje em dia aceite com bons olhos por parte do público em geral nos Açores?

O black metal é uma vertente do heavy metal com um público um pouco restricto. Mas achamos que o black metal é aceite com bons olhos por aqueles que realmente gostam. Tentamos fazer com que as pessoas que assistem aos nossos concertos, mesmo as que não são grandes ouvintes de black metal, fiquem a gostar a partir daquele momente ou então, que lhes desperte o sede para furar fundo as sangrentas malhas do black metal. Tentamos sempre em cada actuação ter uma actuação “ teatral “ com vestes e pinturas maquiavélicas o que faz as pessoas ficarem nas nossas actuações até ao final porque nunca sabem o que vem a seguir, nunca repetimos as actuações em todos os sentidos. Somos mesmo umas almas do diabo.

João Arruda – Como correu a vossa actuação na Roquefest? Estavam jogando em casa, certo?

A actuação no Roquefest 2005 foi uma experiência muito boa para nós e tb um ponto essencial para sabermos o que é um festival de metal. Sentirmos aquela adrenalina antes de entrar em palco, conviver com várias bandas ao mesmo tempo e o partilhar. Sim ! o que nos manteve sempre com uma certa calma foi mesmo o ponto de estarmos a jogar em casa e sabiamos que tinhamos todo o apoio do pessoal amigo e dos próprios habitantes da freguesia que não ouvintes de metal, mas que estavam lá para nos dar força. Foi uma honra para nós pisar o palco do Roquefest 2005, pq achamos ser um festival que tem muitas cartas para dar no panorama metalico açoreano. Isso é sabido por todos. Foi uma actuação que apostamos mt forte e correu muito bem, gravamos a actuação em audio e em video e o resultado é formidavel. O mesmo vai ser editado pela PJ – Prods. & Management numa edição numerada e limitada em formato cd + dvd e extras.


João Arruda – O que é que significa para vocês pertencer a uma banda de black metal: é somente a música ou é uma espécie de lifestyle?

O tocar numa banda de black metal significa acima de tudo o nosso estilo de vida e também por sermos ouvintes desta vertente.

João Arruda – Perspectivas para um futuro próximo? E a longo-prazo?

Bem ! Estamos a trabalhar no nosso próximo registo que será ao vivo, como já foi dito, foi gravado no Roquefest 2005 com o outsound de Raul Resendes, carismático técnico de som da RDP Açores e captação, gravação, mistura e mixagem de Ruben da Nebur Records. Ainda este ano vamos entrar em estúdio para gravar novo registo e são as actuações que temos a 6 de Agosto no Rock in Ribeira Seca em que teremos as honras de abertura para os reis de metal made in Portugal, Tarantula, 14 de Agosto com os Morbid Death e mais convidados, 19 de Agosto em São Roque com osPsy Enemy e a 19 de Setembro no Coliseu Micaelense na Maratona de Rock de Ponta Delgada. Ainda temos umas participações em algumas compilações em cd, dois splits cd´s com bandas estrangeiras e um videoclip.

João Arruda – Que bandas açorianas servem de referência para vocês?

As bandas açorianas que nós mais gostamos e que de alguma maneira nos influênciam são os já extintos Obcenus e os nossos tb extintos conterrâneos Prophecy of Death e os embaixadores do metal açoriano Morbid Death.

João Arruda - O que acham do Metalicidio e que mensagem querem deixar aos que lá vão ler esta entrevista?

Achamos que o Metalicidio é um excelente trabalho em prol do metal açoriano e é de felicitar todo o teu trabalho. Só assim se consegue manter o metal vivo, pq ele precisa de divulgação e esta é grátis com o Metalicidio, o q é de louvar. Apenas queremos deixar um grande abraço a todos os que vivem o heavy metal no geral e para os que ainda não conhecem os Zymosis, têm aqui no Metalicidio tudo sobre nós.

Negaratus ( vocalista )
Data nasc. 07–11–73
Bandas – Dimmuborgir, Grave Worm e Hecate Enthroned
Cd eleição – Dimmuborgir “ Enthrone Darkness Triumphant “
DVD – Dimmuborgir
Filme favorito – Sexto Sentido
Musica favorita de Zymosis – The Letter

Skalvic ( guitarra )
Data nasc. 22-05-84
Bandas – Old Man´s Child, Dimmuborgir, Cradle of Filth, Emperor e Marduk
Cd de eleição – Grave Worm “ (n>utopia
DVD – Dimmuborgir
Filme favorito – Others
Musica favorita de Zymosis – Revenge

Viktor – ( guitarra )
Data nasc. 14-08-83
Bandas – Cradle of Filth, Dimmuborgir, Grave Worm e Moonspell
Cd de eleição – Cradle of Filth “ Midian “
DVD – Cradle of Filth
Filme – King of Heaven
Musica favorita de Zymosis – Revenge

Lucien – ( baixo )
Data nasc. 28-07-83
Bandas – Emperor, Dimmuborgir e Cradle of Filth
Cd de eleição – Cradle of Filth “ Vempire “
DVD – Cradle of Filth
Filme – Exorcista
Musica favorita de Zymosis – Nigthmare

Modrus – ( teclas )
Data nasc . 13-08-83
Bandas – Bandemónio, Diana Krall, Louis Armstrong, Within Temptation e Nightwish
Cd de eleição – Pedro Abrunhosa “ Silencio “
DVD – Nigthwish
Livro – Os Maias.
Filme – O Fantasma da Ópera
Musica favorita de Zymosis – Nigthmare

Medrontheus ( Bateria )
Data nasc. 12-06-81
Bandas – Moonspell, Grave Worm e Cardle of Filth
Cd de eleição – Cradle of Filth “ Nymphetamine “
DVD – Cradle of Filth
Filme – Moonspell “Antidote “
Comentarios