Prophecy of Death
Info
Estilo: Doom/Death Metal
Formada em: 1993
Localização: S. Miguel
Ativa ?
Visualizações: 4488
contact:
Site:
Membros
Voz: Nélio Tavares
Guitarra: Paulo Sousa
Bateria: Miguel Pacheco
Baixo: Paulo Andrade
Bio
Os Prophecy of Death formaram-se a 13 de Maio de 1993 na freguesia de S.Roque, concelho de Ponta Delgada, ilha de S.Miguel por João Ferreira na voz, Paulo Jorge Sousa na guitarra, Nélio Tavares na guitarra, Marco Cabral no baixo e Mário Bulhões na bateria, aquando da grande “explosão” de bandas de raiz Death Metal em Portugal.
Os primeiros passos foram dados com este quinteto, tendo sido aliás dessa forma que a banda conseguiu por mérito próprio um destacado lugar na cena metálica açoreana após a sua participação na compilação em k7 “ Rock Station vol. 1 “ com a sua primeira promotape intitulada “ Morte “.
Iguais a si próprios e com um estilo praticamente único na região a banda decidiu gravar a primeira demo tape que demonstrasse todas as suas capacidades, já que ao vivo o quinteto tinha ganho uma certa reputação e respeito nas hostes mais pesadas da região. O resultado da gravação chama-se “ Beyond Darkness “, que pecou pela baixa qualidade sonora devido á inexperiência do produtor, mas mesmo assim foi com este registo que a banda conseguiu dar o salto que era previsto. Participaram em várias compilações em k7 e foram finalmente reconhecidos no continente português e alguns países europeus. Passaram em várias rádios e foram muitas as entrevistas e artigos em muitas zines, newsletters, revistas e jornais.
Alguns meses depois voltam a gravar, sendo eleito o formato “promotape 94“.
“ Immortality ” foi o tema escolhido, embora a qualidade sonora não fosse a mais desejada fez furor em alguns países da Europa, Américas e Ásia, com destaque para a Grécia onde obtiveram um extensivo “Air-Play” num dos mais melhores e mais antigos programas de Heavy Metal Europeu.
Em Agosto de 1995 lançam a demotape imntitulada “ Honour “ com quatro temas gravados por Eduardo Oliveira o que fez com que a banda estivesse sempre a ser divulgada no meio metálico europeu.
Para além disso, a banda fez parte de muitas compilações em k7 ao lado de algumas bandas importantes da Europa e Américas.
Em Setembro de 1997, lançam uma demotape em formato live intitulada
“ Live in Ponta Delgada “ aquando das festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
Depois de sucessivas alterações no line up que de alguma forma provocaram o afastamento temporário da banda, eis que encontram finalmente o line up e a definição para o seu Doom / Death / Metal que melhor caracterizava a banda com Nélio Tavares na guitarra ritmo e voz, Paulo Jorge Sousa na guitarra solo e segunda voz, Paulo Andrade no baixo e Miguel Pacheco na bateria.
Em Julho de 1998 a banda grava nos estúdios MM Music o tema “ Punished ” mais uma vez em formato promotape. A produção esteve a cargo de Eduardo Botelho, conhecido pelos seus trabalhos com Morbid Death, Classic Rage e Gnosticism. Com este trabalho a banda recebe críticas muito boas e vindas um pouco de todo o mundo.
Foi destaque em muitas revistas e classificada como melhor maqueta do ano em muitas zines.
Em Outubro de 1998 lançam uma edição limitada da promocd “ Live at Coliseu “ com três temas gravados aquando da participação da banda no concurso Novas Ondas onde conseguiram ser apurados para a compilação em cd Novas Ondas 98.
Uma proposta de contracto apresentada por uma editora estrangeira, fez com que a banda entrasse de novo em estúdio para gravar o que viria a ser o seu primeiro cd oficial.
Em 1999 a banda participa em inumeros festivais e concertos e em Abril de 2000 fazem parte do cartaz de um dos mais consagrados festivais de HeavyMetal da Península Ibérica, - Steel Warriors Rebellion – Barroselas MetalAttackt -, partilhando o mesmo palco com bandas como os Sinister, Purgatory, Aborted, Pandemia ou até mesmo os finlandeses Symanrath.
Em meados de 2001 a banda dá um ponto final ás suas funções por razões diversas, deixando para trás o sonho de serem editados por uma grande editora de renome estrangeira e também um nome importante que tanto representou o nome dos Açores por este mundo fora.